terça-feira, 27 de outubro de 2009

:: Instituto Atlântico conquista certificação CMMI nível 5

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A entidade, que faz parte do Universo CPqD, acaba de obter o grau máximo no modelo de referência internacional para o desenvolvimento de software

Conquistar o nível máximo da certificação internacional de desenvolvimento de software - o CMMI 5 (Capability Maturity Model Integration) - é um desafio que, até o momento, apenas seis organizações brasileiras conseguiram vencer. E o Instituto Atlântico, entidade civil sem fins lucrativos que faz parte do Universo CPqD, acaba de ingressar nesse seleto grupo.

A instituição recebeu a confirmação do nível 5 do CMMI no dia 2 de outubro, após obter um resultado positivo na avaliação realizada pela empresa ISD (Integrated System Diagnostics Brasil), consultoria internacional com foco exclusivo em qualidade de processos. Desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI) da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, o CMMI é um modelo de referência para o aperfeiçoamento de processos e uma avaliação de qualidade, em que é aferido um patamar de maturidade.

O Instituto Atlântico alcançou o CMMI nível 2 em 2003 e, em 2006, o nível 3. Para isso, fez um investimento de cerca de R$ 1 milhão, entre as duas etapas. Para chegar ao nível 5, foram investidos mais R$ 2 milhões, de acordo com José Eduardo Martins, superintendente do Instituto Atlântico. O objetivo é melhorar a qualidade dos processos e oferecer aos clientes previsões mais realistas em termos de prazo, custos e do volume de trabalho a ser realizado. "Estamos sempre melhorando, para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Com o CMMI 5, temos condições de medir a melhoria e comprovar que estamos em outro nível de excelência", afirma Martins.

Esse comprometimento - da instituição e da própria equipe envolvida no projeto - foi reconhecido na avaliação conduzida pela ISD. "A organização demonstra um compromisso claro para a melhoria de processos", disse Joseph Morin, da ISD. André Pinho, analista da ISD que acompanhou as avaliações ao longo da preparação para o CMMI 5, observa que a certificação traz ganhos para a empresa. "Quando a organização começa a medir, controlar e a usar ferramentas estatísticas, é possível melhorar o desempenho, que se traduz em resultados como redução de retrabalho, de problemas e melhoria da produtividade", explica.

Claudio Violato, presidente do Instituto Atlântico e vice-presidente de Tecnologia do CPqD, considera a conquista importante não só para a organização mas para toda a região Nordeste. "Desde a inauguração do Atlântico, em novembro de 2001, foi tomada a decisão de estruturar os projetos dentro dos processos, visando a certificação ISO 9001:2000 - obtida em 2005 e renovada em 2008 - e alcançar os níveis de maturidade do CMMI, com o objetivo de garantir o desempenho cada vez melhor da organização e da qualidade no que faz", afirma.

Para Violato, os clientes já começam a perceber o Atlântico muito mais capaz de planejar, de organizar, de estruturar e de garantir os resultados, de acordo com o que foi planejado. "O CMMI contribui para melhorar o resultado financeiro em dois sentidos. Primeiro, porque oferece condições de trazer mais projetos para o Instituto. E, em segundo lugar, porque temos mais controle sobre o projeto, o que contribui para aumentar o desempenho da organização", avalia.

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